A comemoração da festa de Pentecostes

o-dia-de-pentecostes
No livro de Atos dos Apóstolos, mas precisamente no capitulo dois. Lemos a respeito do dia de pentecostes que dizia: “chegando o dia de pentecostes estavam todos reunidos no mesmo lugar, etc; e que haviam vários Judeus tementes a Deus de toda parte do mundo. Que festa era esta, capaz de arrebanham tantas pessoas de varias partes do mundo? Que tal aprender-mos um pouco mais sobre ela?!
No antigo calendário Israelita estão relacionadas três festas. A primeira é a Pascoa junto com a festa dos pães asmos. A segunda era a festa da colheita ou das sementes também conhecida como Pentecostes, comemorada cinquenta dias após a Pascoa e a terceira a festa das cabanas ou Tabernáculos.
A Pascoa era considerada uma festa caseira; a dos Tabernáculos acabou caindo no esquecimento. Mas, já a de Pentecostes (colheita) se tratava de uma festa particularmente agrícola, que terminou por ser comemorada nos locais de culto. A cerimônia se iniciava quando a foice era lançada contra as espigas(Dt 16:9). Feito isto, prosseguia com a peregrinação ate o local de culto (Ex 23:17). No terceiro momento da festa era a reunião de todo o povo trabalhador com suas famílias e com os estrangeiros (Dt 16:11). Este momento se chamava de “A santa convo-cação”(Lv 23:21).
A festa no templo era marcada pelas doações das primícias das colheitas, era considerado um período de solene alegria e ação de graças pela proteção de cuidado divino. Era uma festa ecumênica aberta a todos. Todo o povo se apresentava perante Deus, o reconheciam e firmavam compromisso de fraternidade e responsabilidade de promover os laços comunitários , além do provo Hebreu.
Edição do Estudo produzido pelo prof. Tércio Machado Siqueira, professor de Antigo Testamento da FaTeo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: